
3 coisas para fazer antes de escrever
Por Emídia Felipe
A frase em destaque aí embaixo está no livro Roteiro de Redação, que conheci por indicação de um cliente. Fiquei encantada com ela porque já tinha notado como muitas pessoas têm a impressão de que um bom texto vai sair automaticamente — e instantaneamente — se você sentar e digitar (ou abrir um caderninho e usar lápis ou caneta).
Pensar sobre o conteúdo, sobre a mensagem em si, faz parte do processo de comunicação que você cria quando escreve. Pode ser um post na rede social, um artigo no LinkedIn ou um relatório de um projeto. Em nossos workshops, falamos muito sobre isso.
Para este artigo, vou resumir esse conjunto de atividades que compõem a escrita em 3 tarefas a serem cumpridas. É um checklist que pode ser mais rápido ou demorado de acordo com a mensagem que você precisa passar e com o nível de conhecimento sobre seu conteúdo e seu público.
Saiba o que você tem a oferecer
Mergulhe na proposta do famoso aforismo grego “Conhece-te a ti mesmo” e investigue seus conteúdos, descubra o que você (ou sua empresa) tem a oferecer às pessoas.
Conheça bem seu público
A não ser que você esteja escrevendo um diário, há um público a quem sua mensagem se direciona. Pense sobre o que essas pessoas mais querem, precisam ou deveriam saber; lembre-se sobre o que elas lhe pedem ajuda.
Defina o objetivo e comece um rascunho
Depois do seu conteúdo e do seu público, pense no objetivo do seu texto. Uma pergunta que pode ajudar: o que quero que as pessoas façam ou sintam depois de ler esse material?