a
Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet. Aenean solli citudin, lorem quis bibendum.

Follow Me

Para quem escreve /3 livros para escrever melhor

3 livros para escrever melhor

Leituras práticas para quem quer evoluir na comunicação por escrito

Todo mundo pode escrever melhor – e, consequentemente, melhorar sua comunicação com mais clareza e coerência. A gente acredita muito nisso e gosta de compartilhar meios que ajudam profissionais, empreendedores e todo mundo que quer evoluir tendo a escrita como aliada. Aqui, selecionamos 3 livros ótimos para melhorar a sua escrita. Confira nossa lista:


Escreva textos mais claros e coerentes, com bons argumentos: Roteiro de Redação

“O problema da escrita não decorre da falta do domínio das regras gramaticais. É, antes de tudo, um problema de leitura.” A afirmação escrita na sinopse já revela a que veio a obra. Escrito por Antonio Carlos Viana, Ana Valença, Denise Porto Cardoso e Sonia Maria Machado, o livro ensina ao leitor a como melhorar sua escrita por meio da da leitura crítica de textos; afinal, ninguém escreve bem se não ler bastante.

“Ah, mas eu já leio bastante, não preciso aprender a ler um texto”, você pode estar  argumentando. Tire essa ideia da sua cabeça! Ler muito não significa ler um texto de forma analítica. Mesmo que você seja um leitor voraz, é preciso entender a técnica por trás das palavras. Por isso recomendamos o Roteiro de Redação, que irá ajudá-lo a ler bem para escrever bem.

Edite e revise bem o seu texto: Escrever Melhor

Escrever Melhor, de Dad Squarsi e Arlete Salvador, é um guia maravilhoso para todos na hora de editar. Feito o primeiro rascunho, o livro ensina a cortar o desnecessário, a passar a ideia do texto de forma objetiva e concisa. A obra traz dicas de gramática com muita didática, apresentando as melhores saídas para problemas como “redundância” e “queísmo” (excesso de “quês”).  Se você quer melhorar sua escrita, segue a dica: tenha essa obra em sua estante.

Para escrever artigos e outros textos de não ficção: Como Escrever Bem

O livro do professor William Zinsser é repleto de conselhos sobre métodos de redação na escrita de não-ficção e jornalística. Aqui você aprenderá a como descobrir sobre o que escrever e apurar informações em torno do assunto, como apresentar seu texto, como desenvolvê-lo da melhor forma e a alcançar seus objetivos. O livro é bastante direto e didático, incluindo casos de alunos de Zinsser ao longo de anos de aulas de escrita. É uma boa opção tanto para quem está começando a escrever quanto para quem já escreve e está buscando melhorar.


Gostou das dicas? Se você tiver outras, conte aqui nos comentários. É sempre bom trocar ideias e aprendizados.

Ajudamos pessoas e empresas a contarem suas histórias com consultoria de bases de comunicação, treinamentos de comunicação e escrita e escrita estratégica para textos para sites, apresentações, mensagens específicas e outros materiais corporativos.

Escrever um comentário